Entenda como a ZEN S.A de Brusque, migrou de relatórios em excel via intranet para uma Moderna Arquitetura de Dados, impulsionando a cultura data-driven, com mais de 100 usuários das áreas de negócio e tecnologia em menos de 1 ano.
Fundada em 1960, é líder na fabricação de peças automotivas. Com a matriz em Brusque, possui mais de 1000 funcionários espalhados em suas unidades no Brasil e no exterior.
Buscando a cada vez mais a evolução no modelo de gestão, a Zen decidiu entrar de vez na era da Transformação Digital. Porém, a Zen possuía uma estrutura de informações para tomada de decisão baseada em portais e intranets onde eram emitidos relatórios a partir de consultas feitas diretamente nos sistemas legados.
Essa situação gerava necessidade de extração de diversos relatórios operacionais, alguns deles redundantes e até mesmo defasados, para que fosse feita uma consolidação manual de visões gerencias em planilhas.
O tempo de resposta, a duplicidade de informações e até mesmo a inconsistência de informações sobre um mesmo tema estavam se tornando um sério empecilho para que a gestão da empresa fosse cada vez mais orientada por dados.
Os principais requisitos eram o de ter uma plataforma centralizada de dados, em nuvem, que permitisse a governança dos dados tanto do ponto de vista de segurança de acesso como de confiabilidade das informações e que fosse ágil o suficiente para acompanhar ou permitir a velocidade da tomada de decisão pelas áreas de negócio.
A equipe de projeto iniciou fazendo o processo de avaliação dos principais casos de consumo de dados para a tomada de decisão pelas áreas de negócio da Zen e o alinhamento das premissas tecnológicas para haver sinergia com o ambiente atual da empresa. Foram realizadas avaliações das principais plataforma de dados em nuvem do mercado, levando em consideração as premissas tecnológicas da Zen, as funcionalidades necessárias e o custo estimado.
Após a seleção da plataforma foi iniciado o projeto-piloto, focando no domínio de dados de Vendas, para iniciar a movimentação das análises e regras de negócio para dentro de um pipeline ágil e robusto de dados, gerenciados no Data Lake com um modelo de Medallion Records – camadas bronze, silver e gold.
Além disso foram implementadas técnicas de cargas incrementais diárias e utilização de tabelas virtuais linkadas ao Data Lake, de forma a otimizar o consumo de processamento e os custos com banco de dados.
Por fim, foi criado uma aplicação em Power BI consolidando todas as possíveis visões e temas envolvidos no domínio de dados Vendas, desde a entrada do pedido até o faturamento e a Nota Fiscal.
Durante o projeto piloto foram envolvidas pessoas da área comercial, representantes comerciais e área de TI da Zen. No time da Target foram envolvidos Gerente de Projetos, Product Owner, Engenheiro de Dados e Consultor Dataviz.
Atualmente a Zen possui uma área de dados consolidada que atende de forma consistente e eficiente as demandas das áreas de negócio. Isso foi possível através de um squad multidisciplinar com recursos da Zen e da Target trabalhando em sinergia.
+55 (41) 99226-2088
+55 (47) 3278-8900